
O município de Belford Roxo faz parte da região metropolitana do Rio de Janeiro, mais precisamente da sub-região da Baixada Fluminense, e está entre os cinco piores de todo o Estado, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.
No Censo de 2000 o município possuía uma população de 434.474 habitantes, sendo 211.285 homens e 223.189 mulheres. Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano a população representa 3,02% da população do Estado e 0,26% do país. Tem uma densidade demográfica de 5.414 hab/Km2 (considerada muito alta), apresentando uma população 100% urbana.
A maior parte da população vive sem rendimento, seguida da população com renda per capta de até meio salário mínimo e outra parte pequena com renda per capta entre um e dois salários mínimos, revelando o alto índice de indigência e pobreza. O baixo índice de escolaridade da população dificulta o acesso aos cursos de capacitação oferecidos pelo Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).
As condições de moradia, de saneamento básico, de saúde e de educação do grupo populacional mais vulnerável estão bem abaixo dos níveis considerados minimamente aceitáveis.
Belford Roxo encontra-se entre os municípios com maiores dificuldades nas questões básicas para o desenvolvimento humano, econômico e social da população.